segunda-feira, 16 de julho de 2007

Romeu e Julieta - Morrer de Amor






Não sei se estas vidas são mais tristes que a de Romeu e Julieta.Jjá tinha ouvido falar de tal, mas nunca tinha assistido.


Manel e Hortence.


Viveram um para o outro, não chegaram a ter filhos , adoravam-se desde sempre , desde qualquer lembrança .A vida os separou, juntou, e a morte vai junta-los novamente quando Deus quiser. A Hortence morreu há pouco tempo de uma doença rara, o que foi uma devastaçãp para o Manel. Toda a vida se esvaiu ...Sem ela, ele ficou perdido, sem rumo, e pouco a pouco perdeu a vontade de viver . Toda a gente assumiu que seria o desgosto, mas com o tempo, o Manel, poderoso, falador , incansavel, com humor estaria de volta com as devidas alterações e seguiria o seu rumo e destino nesta vida ...
Não...Não foi bem assim ....
Foi definhando dia para dia , deixou de se interessar até que caiu à cama.
A sua saúde alterou-se para o pior estado que pode existir , para espanto dos médicos , pois dizem que foi algo galopante ...Todos nós sabemos que ele simplesmente se entregou ao desgosto e deixou de querer viver , e o organismo obedeceu, mas todos nós sabemos que só cumprimos o nosso destino quando tem de ser.

Esta manhã acordei bem cedo, inquieta, fui à missa e a seguir fui ver o Manel ao hospital.
Sabia que 2ª de manha ele vai começar a quimio, num ultimo esforço para , pelo menos minorar as dores e sofrimento.
Quando entrei fiquei em choque com o que me deparei . Só lá estava o corpo magro e sem forças ...o espírito, esse já está a pensar noutros vôos...Não soube o que dizer ....Apertei a mão dele , e disse-lhe que tinha de ter coragem, ao que me respondeu que lhe podiam fazer tudo, mas desde que fosse para ele se ir embora o mais depressa, ao que apenas perguntei suavemente. -"Tens muitas saudades não tens ?"
Apenas fechou os olhos e cerrou a boca para não chorar à minha frente e disse-me a sussurar ...Espero que isto acabe depressa. Já não faço cá nada , o meu lugar jã não é aqui
Beijei-o e disse que voltava depois , pois já nao podia conter o meu pranto.
Espero que Deus seja misericordioso com ele , porque ao que soube , aquelas dores são infernais ....Que rapidamente o leve para ele ficar em paz, e juntar-se à sua Hortence ...
Que fiquem para sempre juntos e em paz !
O Manel literalmente vai morrer de Amor e por Amor ...

Não sei como vou trabalhar esta tarde, mas vou, com confiança e alegria de viver , mas com o coração bem encolhido.

(Imagem - Romeu e Julieta - Rodin 1905)


Sem comentários: