sexta-feira, 26 de setembro de 2008

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Notas soltas sobre a saúde....



Hoje mais uma vez constatei que o dinheiro faz a diferença, quando falamos de saúde em Portugal.

Hoje acompanhei uma amiga ao hospital quando nos preparavamos para a jantarada de amigos depois das férias. Sentiu-se indisposta , com quebras de tensão, vertigens e desiquilibrios.

Colocou-se a questão "vamos a um hospital público , ou ao privado do teu seguro de saúde?"...Ok nada de hesitações e lá fomos a caminho do hospital da Luz.

Triagem impecável , 40 minutos de espera, 10 mn para fazer uma TAC e 1.30 para receber o resultado.

Quando o meu pai esteve internado há poucos meses no hospital público do Barlavento, ( eu nada tenho a apontar ao acompanhamento,pelo contrário! ), ouvi estórias do arco da velha.

Vejamos um resultado de comparação.

A triagem seria razoavel, depois, com os sintomas da minha amiga, iria caber uma pulseira com atendimento com 2 a 3h de espera, talvez não fizessem qualquer exame e a mandassem para casa apenas com medicação .

Se mandassem fazer a TAC , seriam mais 4h a 5h de espera , visto que primeiro há que saber se há um especialista de serviço, ou se tem de recorrer ao hospital a 700 km de distancia e apurar resultados por videoconferência e email .


Uma colega minha sentindo-se doente , foi por 2 vezes ao Amadora Sintra e saiu de lá com uma crise de pedra na visicula ..Continuando doente, foi a médica de familia que se assustou com o aspecto dela e aconselhou-a ir ao hospital do seguro de saúde, mais uma vez o hospital da Luz.Assim que lá chegou em menos de 1h estava na UCI com uma septicémia que mais 2 dias a teria conduzido à morte .Graças a Deus e mais uma pipa de massa , está a recuperar a olhos vistos.


Graças a Deus que comigo não foi nada assim tão grave. Rebentou-me uma ulcera no estomago sem dar por isso.Fui às urgências e passaram-me uma indigestão , que não comesse tanto e fizesse dieta.

Continuando com paragens de digestão, fui ao meu médico de familia que achou estranho e para não prolongar a coisa mandou-me para um especialista através do meu seguro.2 dias até à consulta

Quando fui marcar os exames pelo sistema nacional de saude , qual o meu espanto que só tinham vaga para daí a 5 semanas. Ok mesmo a pagar uma parte do exame, faço pelo seguro . "Hospital CUF Descobertas boa tarde! quando ? quer já fazer amanhã? só temos é vaga para a tarde."

Saí de lá 60 euros mais leve na carteira, mas excelentemente atendida, com o diagnóstico confirmado.


Quem pode, pode ..... e pobre de quem não pode.....

domingo, 21 de setembro de 2008

E já faltam 5 dias ....



Domingo ...

Dia mais ou menos cinza, exercício no parque ,banhoca relaxante, almoço gostoso e depois a parte do menos ...Trabalho.

Mas estou zen, apenas restam 5 dias de trabalho e depois férias !

domingo, 14 de setembro de 2008

Domingo ....


Carpe Diem ...


Opá , parece que o verão finalmente chegou .....
Domingo chato para vir trabalhar , mas ao mesmo tempo fico contente visto que já falei online com alguns amigos .É sempre bom . Dizem que quando as pessoas entram na nossa vida é sempre por algum motivo. Nem questiono. A
Nanda tem uma referência que me chamou à atenção e que também faz todo o sentido . "A vida é uma viagem, mas não vem com mapa".


Depois de muito lutar por uns eurios , é desta que vou de férias uns merecidos dias , espero.

Lagarto,lagarto cruzes canhoto !

Já falta pouco ....